Crie seu Flog Brasil grátis | Esqueceu a senha?

O Profeta-Tv Tupi 1977 e 1978

JUL14 O Profeta-Tv Tupi 1977 e 1978
Postada em 14/07/2010 às 15h07.

O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 20h. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Antonino Seabra.Enredo

Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava João Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas.

Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão. Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, por uma mãe-de-santo, Zulmira, pelo espiritismo kardecista, através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo.

Daniel era tão obcecado pelo poder que não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia.

Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Carola.Elenco

* Carlos Augusto Strazzer - Daniel
* Débora Duarte - Carola
* Elaine Cristina - Sônia
* Glauce Graieb - Ruth
* Rolando Boldrin - João Henrique
* Cláudio Corrêa e Castro - Clóvis
* Márcia de Windsor - Maria Luísa
* Ana Rosa - Ester
* Abrahão Farc - Piragibe
* Aldo César - Francisco
* Carminha Brandão - Celina
* Irene Ravache - Teresa
* John Herbert - Heitor
* Roberto Maya - Dr. Michel
* Luiz Carlos de Moraes - Padre Olavo
* Walter Prado - Murilo
* Yolanda Cardoso - Zulmira
* Jacques Lagôa - Paulito
* Rildo Gonçalves - Jarbas Figueroa
* Eudóxia Acuña - Maria
* Léa Camargo - Joana
* Régis Monteiro - Tony
* Suzy Camacho - Mariúcha
* Ana Luiza Lancaster - Analu
* João Acaiabe - Pai Romão
* David José - Armando
* Marta Volpiani - Gigi
* Wilma de Aguiar - Aparecida
* Assunta Mantelli - Isaura
* Janice Barreto - Sueli
* Rosamaria Seabra - Marion
* Marcos Granado - Gerente
* Paulo Figueiredo - Eduardo
* Paulo Goulart - Coronel
* Sílvio Rocha
* Walter Forster
* Zanone Ferrite
* Sílvio Francisco
# A principal música da trilha sonora, "Quem dá mais ?", era cantada por Antônio Marcos, mas não era o tema da abertura.
# A trama foi mais uma mostra do potencial de Ivani Ribeiro ao desenvolver suas novelas. Dois anos antes, ela tinha escrito A viagem, a primeira telenovela a tratar do espiritismo, para a mesma emissora, e então, voltava ao tema.
# O ator Carlos Augusto Strazzer ganhou, por esse trabalho, o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor ator de 1977.
# O Profeta se beneficiou do insucesso da novela das oito da Rede Globo à época, Espelho Mágico, e chegou a superar a audiência da novela seguinte da Globo, O Astro, fato bastante explorado pela imprensa da época.# O personagem Daniel, um dos mais marcantes da carreira de Carlos Augusto Strazzer (que, a exemplo da autora, também era um adepto da doutrina do espiritismo), foi usado como referência para muitos outros paranormais da televisão.
# Quando Ivani começou a escrever O profeta, Strazzer estava no ar na telenovela Éramos seis, na qual interpretava Carlos, o filho mais velho da protagonista Dona Lola (Nicette Bruno). A emissora comunicou aos autores de Éramos seis, Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, que precisavam de Strazzer ou Carlos Alberto Riccelli (que vivia Alfredo, irmão de Carlos) para protagonizar O profeta. Assim, os autores mataram Carlos na história, a exemplo do que ocorria no romance original que inspirou a novela, e liberaram o ator.
# A telenovela contou com a participação do então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, fato celebrado à época como um grande acontecimento. Além dele, também contou com representantes de outras religiões, como o médium espírita Chico Xavier.
# A apresentadora Hebe Camargo também teve uma participação especial na telenovela, recebendo o protagonista em seu programa.
# O profeta foi reapresentada pela TV Tupi no horário nobre, em 1980, e ganhou uma nova versão em 2006 com texto adaptado por Thelma Guedes e Duca Rachid, e supervisionado por Walcyr Carrasco na Tv Globo.

Orkut
BELINHA CAMPOS

BELINHA CAMPOS

29 anos, solteiro(a)
Rosário do Sul / RS

: P